Patrocinadores X Patrocinados
Com a era da informação, tecnologia, enfim, mundo moderno, é muito mais do que comum encontrarmos progapagandas das mais diversas maneiras. O patrocínio é uma delas, utilizado por muitas empresas e desejado por várias pessoas, veículos, entre outros. Considerado um caminho crucial para o sucesso empresarial, o patrocínio vem ganhando espaço e proporcionando resultados positivos para ambas as partes.
No entanto, muitas vezes, o patrocinador deixa de avaliar e analisar seu patrocinado, que por sua vez, será o representante da empresa. Por outro lado, o patrocinado esquece ou não tem o devido conhecimento com a responsabilidade da imagem do patrocinador.
Dessa forma, vale ressaltar que os direitos e deveres de ambas as partes devem ser previamente esclarecidos formalmente para evitar um desentendimento no futuro, ou até mesmo um especialista no assunto deve ser consultado.
As microempresas vem seguindo as médias e grandes empresas e adotando também o patrocínio como forma de marketing, mas os mesmos cuidados devem ser tomados, porque o retorno pode não ser visível e torna-se impossível calcular a viabilidade. Por isso que os patrocínios devem ser previamente avalidados para garantir uma boa apresentação da imagem de sua empresa.
Dicas:
* Quando patrocinar um evento (festas, outros), quanto antes patrocinar, maior será a exibição do nome de sua empresa, nunca deixe para patrocinar um evento no último dia;
* Evite patrocinar eventos ilegais, em caso de dúvida, não perde por não patrocinar;
* Exiga a programação do evento;
* Conheça a postura social dos organizadores do evento ou da pessoa que irá patrocinar;
* Calcule a probalidade do público que poderá assistir ou ter contato e visualizar seu patrocínio;
* Saiba se esse público é o seu público, ou seja, são seus clientes ou poderão ser, caso contrário, seu patrocínio é inviável;
Belo post, parabéns Fábio.
ResponderExcluir