"Internetês"

Outro dia estava conversando por um programa de mensagens instantâneas, e num dado momento recebí a seguinte palavra: "sassinhora". O famoso internetês. Da mesma proporção que achei muito engraçado fiquei espantando e me despertou uma curiosidade em fazer uma reflexão sobre o assunto.

Sempre deparo com pessoas que possuem inúmeras dificuldades em desenvolver um texto, uma redação, fazer relatórios, e sempre tenho colaborado, como no caso desse blogue, que disponibilizo vários modelos de diversos tipos de documentos. No entanto, o principal viés da elaboração de um texto é o conhecimento das palavras, e não é difícil encontrar pessoas que não sabem como escrever uma simples palavra, o seu real significado e a aplicação dela em uma frase para completar o sentido. Como o nosso idioma parece um código secreto, a maneira mais fácil de aprender é praticando. Agora, fica a pergunta: o internetês prejudica o conhecimento e a grafia correta das palavras? Tudo bem que há  pessoas que fazem a distinção entre as duas coisas, mas já vi documentos oficiais escritos com o internetês, e isso é inaceitável. No âmbito de ensino, educação, em provas seletivas, concursos, são cobradas e apresentados em português. Ou será que daqui um tempo algumas palavras do internetês irão entrar para o nosso vocabulário oficial?
E você, o que acha? Deixe seu comentário.

Comentários

  1. Poh cara, pegou pesado... mas isso é verdade, as vezes quando estou escrevendo outras coisas, descuido e coloco abreviações, se não voltar para corrigir nem percebo. Uma professora desconsiderou uma questão na prova por causa disso, kkkkk....

    ResponderExcluir
  2. Isso é coisa séria mesmo, a falta de atenção das pessoas ou, na maioria das vezes, o relaxo junto com a vontade de escrever rápido atrapalha e muito a comunicação, aí o que deveria ser uma troca de informações entre pessoas acaba se tornando uma bola de neve carregada de ignorância.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo. mando bem, mas apelo um pouco pocha todas as pessoas tem direito de escrever como quiserem ou do geito que quisere. "MAS" essas pessaos não percebem que estão prejudicando nosso vocabulário em muitas das veses não por que são ignorantes, fasem isso sem perceber, por que pra elas só basta a outra pessoas entender, como o Fabio disse em seu post isso é inaceitavel, mais é com o que estamos no deparando, e daqui pra frente será assim, tem que bolar uma forma de corrigir esses erros, de colocar todas essas pessoas que escrever de maneira "ERRADA" para começarem a redigir corretamente, dentro do padrão de concordância verbal, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Profº Antônio Martins23 de agosto de 2010 às 19:05

    A provocação do autor é sobre o efeito do chamado Internetês no aprendizado do língua portuguesa. Devo ressaltar que tal assunto já renderam várias monografias e há vários estudo focados nessa área. Mas, com um olhar superficial, é claro que os efeitos negativos não visíveis e preocupantes. Fatores que ainda agravam a situação é o descuido na momento de redigir outros textos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Carta de Despedida de Amigos (as) e Vizinhos (as)

Modelo de Carta de Pedido de Demissão (em inglês)

Modelo de Memorando de Solicitação de Material