E-palavras

Num momento de reflexão sobre o crescente uso da internet para as mais inusitados fins, deparei diante um gama de vantagens e desvantagnes, e com as minhas imaginações cheguei a pensar em alguns termos que  poderá fazer parte do nosso vocabulário. Como a letra "e" que antecede certa palavra, e que significa "eletrônico", "virtual, temos: e-consumidor (isso já existe, e cresce disparadamente); e-amigo (também já existe há muito tempo, cresce beneficamente e maleficamente); e-namorado (a) (indiscutível, casamentos e crimes); e-patrão (sem comentários); e-funcionário (também sem comentário). Mas, não sendo irônico, será que daqui uns tempos teremos: e-família; e-pai; e-mãe; e-irmão; e-filho. Será que também conseguiremos fazer um e-almoço. Diante de tudo isso (e-visita; e-parceria; e-comerce; e-audiência; etc.) nossa cultura, nossa civilização está deixando de existir e indo somente para um meio intangível, fato que perde o contato físico com a matéria, sem contar os relacionamentos que estão sendo cada vez mais atráves de uma e-conversa. Será que não estamos caminhando para um futuro onde não saberemos mais se somos pessoas ou e-pessoas?

Comentários

  1. Gostaria de acrescentar minha opinião a respeito, com uma letra a mais:
    ex-pessoas, ex-vidas.

    ResponderExcluir
  2. Profº Antônio Martins10 de setembro de 2010 às 08:31

    Nós estamos deixando a comodidade nos envolver e ficamos cegos diante dos maus que crescem paralelamente ao bem. As vezes por insegurança, trânsito, e até mesmo pelo baixo custo, optamos pelo meio eletrônico para nos comunicar, relacionar, trabalhar. Isso não têm diminuído a violência, apenas foi transferida de campo, como já citado. Estelionado, roubos, assédios, sequestros com auxílio da internet, e outros novos crimes. A política do meio eletrônico esconde essas façanhas e a população desprovidas de conhecimentos avançados tornan-se alvos fáceis de golpeadores. Há duas vertentes principais de malefício do meio eletrônico: perca de relacionamento interpessoal e o lado da violência. Que para piorar, nosso país não possui legislação específica e pernitente para vários crimes cometidos pela internet. Com isso, a sociedade continua perdendo. Digo que para evitar e controlar o uso abusivo da internet por crianças, adolescente, jovens e até adultos, deve-se criar uma política do uso consciente da internet para que os valores da vida sejam mantidos.

    Parabéns Fábio pela provocação.

    ResponderExcluir
  3. já tive e tenho amigos virtuais honestos, queria confirmar que e-pessoas existe, são aquelas umas q mudam de personalidade p/ ficar enganando os outros e se achando

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Carta de Despedida de Amigos (as) e Vizinhos (as)

Modelo de Carta de Pedido de Demissão (em inglês)

Modelo de Memorando de Solicitação de Material